IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

Cirurgia laparoscópica para gestação ectópica cornual: uma abordagem conservadora

Descriçao do caso

O objetivo do vídeo é demonstrar a técnica de ressecção laparoscópica de gestação ectópica cornual.

O caso ilustrado no vídeo é de uma paciente feminina de 39 anos, tercigesta, com antecedente de uma gestação ectópica tubária à esquerda, tratada com salpingectomia em fevereiro de 2023, e um abortamento espontâneo sem curetagem em agosto de 2023. A gestação atual estava datada em 10 semanas e 4 dias, com BHCG superior a 5000 e embrião com BCE presente.

Foi realizada infiltração do miométrio com vasopressina diluída e ressecção do saco gestacional ectópico, preservando o miométrio saudável. A sutura do miométrio foi feita em "bola de baseball" com fio farpado, garantindo bom controle do sangramento, e realizada aposição de membrana hemostática sobre a sutura. Os ovários foram preservados bilateralmente.

A paciente apresentou boa evolução pós-operatória, recebendo alta no 2º dia pós-operatório. Foi encaminhada para reprodução assistida e solicitada avaliação histeroscópica da cavidade uterina.

A infiltração com vasopressina e o uso do fio farpado mostraram-se como boas táticas cirúrgicas, colaborando para a redução do sangramento e menor tempo cirúrgico, auxiliando na manutenção da via minimamente invasiva.

Área

Prêmio melhor vídeo de Laparoscopia

Instituições

Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

GIL KAMERGORODSKY, Georgia Fontes Cintra, Karina Peres Silva, Letícia Sampaio Vilas Boas, Eduardo Schor