IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

MIOMA INTRALIGAMENTAR: Importância dos marcos anatômicos na dissecção cirúrgica

Descriçao do caso

Leiomioma é uma neoplasia monoclonal benigna originada de células musculares lisas do miométrio . Sua localização mais comum é no corpo uterino, sendo mais raramente encontrado no ligamento largo, que representa menos de 1% dos casos. Quando acomete o ligamento largo, frequentemente é assintomático. Devido a isso, podem atingir grandes volumes, resultando em dor pélvica crônica e compressão de órgãos pélvicos e estruturas vasculares.
Nosso caso se trata de paciente do sexo feminino, 40 anos, secundigesta com 2 partos normais, sem desejo gestacional, porém com desejo de preservação uterina, queixando-se de dor pélvica associada a dispareunia de profundidade há 8 meses, com hábitos urinários e intestinais preservados. Ao exame físico com presença de espessamento retrocervical e espessamento em topografia de ligamento uterossacro bilateralmente, doloroso ao toque, útero móvel e intrapélvico, com presença de abaulamento em fundo de saco a esquerda, mal delimitado. Foi iniciado investigação com USG Transvaginal com preparo intestinal no qual foi evidenciado 2 miomas subserosos, o primeiro FIGO 5 em parede fúndica de 1,2cm e o segundo FIGO 7 em parede lateral esquerda, medindo 5,2cm, além de espessamento em região retrocervical e de ligamentos uterossacros bilateralmente. Indicado miomectomia via laparoscópica com a identificação das devidas estruturas anatômicas.
Miomas intraligamentares são geralmente assintomáticos, e, por isso, podem atingir grandes volumes, distorcendo a anatomia pélvica. Desse modo, é muito importante que a preparação pré-operatória esteja aliada ao conhecimento profundo da anatomia pélvica e habilidade da equipe cirúrgica para o melhor desfecho cirúrgico.

Área

Prêmio melhor vídeo de Laparoscopia

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de SP - São Paulo - Brasil

Autores

BRENDA IRLA SOARES SANTOS, BRUNA DE ALCOBAÇA CASTELO BRANCO TEIXEIRA, IZABELLA WISNIEWSKA MOURA, RAISSA FONSECA REZENDE, FERNANDA ARAUJO DE OLIVEIRA, GABRIELA DE ANDRADE RODRIGUES , CAMILA YURIKA TOMONAGA, FABIO OHARA, HELIZABET SALOMAO ABDALLA AYROZA RIBEIRO, PAULO AUGUSTO AYROZA GALVÃO RIBEIRO