IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM MINIMAMENTE INVASIVA DA ENDOMETRIOSE INTESTINAL: RELATO DE CASO COM TÉCNICA DE EXTRAÇÃO POR ORIFÍCIOS NATURAIS (NOSE) E PRESERVAÇÃO UTERINA

Descriçao do caso

A endometriose é uma condição crônica benigna que afeta mulheres em idade reprodutiva. A excisão completa desses tecidos é essencial para melhorar a qualidade de vida e reduzir complicações. Em 1996, Rodwine introduziu a técnica de extração por orifício natural (NOSE) como uma alternativa inovadora para a remoção de espécimes cirúrgicos, com o objetivo de diminuir o tempo de hospitalização, tempo cirúrgico e complicações comparado às abordagens convencionais. Embora eficaz na ressecção colorretal, a aplicação da NOSE no tratamento da endometriose profunda ainda é limitada.
Este relato de caso descreve uma mulher de 31 anos com endometriose profunda envolvendo o retossigmoide. A paciente apresentou dor intensa durante os ciclos menstruais e infertilidade. Exames de imagem confirmaram a endometriose profunda, afetando o tórus uterino, uterossacro a direita, o fórnice vaginal posterior e a parede anterior do reto médio. A paciente foi submetida a uma cirurgia utilizando a técnica NOSE utilizando a vagina e o ânus como portas de acesso à cavidade peritoneal, com transecção do intestino distal à lesão, usando um grampeador linear, seguido da a extração transvaginal de um segmento do retossigmoide acometido e anastomose termino terminal do cólon com grampeador circular intraperitoneal.
A cirurgia ocorreu sem intercorrências, e a paciente teve alta no segundo dia pós-operatório, apresentando melhora clínica significativa após um ano de acompanhamento. Este video demonstra os passos técnicos dessa cirurgia, evidenciando sua viabilidade e potencial no tratamento da endometriose profunda. No entanto, a adoção generalizada dessa técnica ainda é limitada, necessitando de mais estudos e disseminação para avaliar plenamente seu impacto na prática clínica.

Projeto inserido na Plataforma Brasil CAAE 81411324.1.0000.5440

Área

Prêmio melhor vídeo de Laparoscopia

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS DE RIBEIRAO PRETO - USP - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA HENRIQUES MOREIRA BOLOGNA NEVES, Carmen Carolina Furigo Monteiro, Jose Vitor Cabral Zanardi, Fernando Passador Valerio, Rogerio Serafim Parra, Júlio Cesar Rosa e Silva, Omero Benedicto Poli Neto, Cecilia Vidal de Souza Torres