Dados do Trabalho
Título
Adenomioma Polipoide Endocervical Atípico
Descriçao do caso
OBJETIVO: O objetivo deste estudo é retratar o caso de uma paciente nuligesta, com sangramento uterino anormal e diagnóstico de adenomioma polipoide atípico.
MÉTODOS: Relato de caso uma paciente de 34 anos, nulípara, com diagnóstico de adenomioma polipoide atípico identificado em canal endocervical. Devido à natureza pré maligna da lesão e a sua alta relação com neoplasias ginecológicas, foi optado pela exérese local com histeroscopia cirúrgica, seguida da inserção de sistema intrauterino liberador de levonorgestrel e acompanhamento clínico.
RESULTADO: Foi realizada polipectomia completa com uso de energia bipolar através do minirressectoscópio de Gubbini, em ambiente hospitalar, com anestesia, sem intercorrências. Após o procedimento, houve a inserção de sistema intrauterino liberador de levonorgestrel. A paciente permaneceu em seguimento clínico anual e com biópsia endometrial semestral, não sendo identificadas recorrências.
CONCLUSÃO: O caso enfatiza a importância do diagnóstico adequado desta condição, especialmente nos casos em que existem demais fatores de risco para neoplasias ginecológicas. Além trata-se de um relato de caso sobre a eficácia do tratamento com polipectomia histeroscópica seguida da inserção do sistema intrauterino liberador de levonorgestrel.
Área
Prêmio melhor vídeo de Histeroscopia
Instituições
Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil
Autores
THOMAS MOSCOVITZ, Marina Martinelli Sonnenfeld, Waldemar De Almeida Pereira De Carvalho, César Eduardo Fernandes, Marcos Tcherniakovsky