IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

Incidência de tumor neuroendócrino de apêndice nas apendicectomias laparoscópicas em pacientes portadoras de endometriose intestinal num centro de referência privado. Série de casos.

Introdução

A endometriose do apêndice é incomum, representando cerca de 1% de todos os casos de endometriose. Entretanto, a endometriose é encontrada no apêndice em aproximadamente 8-13% dos pacientes com endometriose profunda e é particularmente comum em pacientes com formas graves de endometriose profunda. Os tumores neuroendócrinos (NET) são as neoplasias mais comuns do apêndice e podem ser mal diagnosticados quando há múltiplas lesões de endometriose na pelve.

Objetivos

Avaliar a incidência de NETs em pacientes portadoras de endometriose intestinal submetidas a apendicectomia laparoscópica.

Métodos

Estudo retrospectivo utilizando dados eletrônicos registrados prospectivamente. Foram avaliadas todas as apendicectomias laparoscópicas em portadoras de endometriose intestinal no período de abril de 2012 a abril de 2024 e os resultados de anátomo patológico.

Resultados

Foram realizadas 78 apendicectomias laparoscópicas, e foram diagnosticados 6 casos (7.7%) de NETs. A idade média das pacientes no momento da cirurgia foi de 35,2 anos (24-51 anos). A cirurgia principal foi a ressecção segmentar em 46 pacientes, ressecção em disco em 22 casos, 12 foram submetidas a nodulectomia shaving), e 5 submetidas a enterectomias. Em 10 pacientes foi feita histerectomia laparoscópica associada. O tempo médio de internação foi de 1,5 dias (1-3 dias) e o tempo cirúrgico foi de 125 minutos (45 a 300). Não houve sinais de recidiva dos NETs num período médio de seguimento de mais de 2 anos.

Conclusões

A frequência de neoplasia apendicular foi de 1 a cada 12 apendicectomias em pacientes com endometriose intestinal. Essa série de casos reforça a necessidade de abordagem cuidadosa dessas lesões e reforça a indicação de apendicectomia quando o apêndice é afetado no quadro de endometriose. Apesar do diagnóstico mais provável de endometriose apendicular, os NETs não podem ser descartados por exames de imagem e ambas as condições podem ocorrer nos mesmos pacientes.

Referências Bibliográficas

(IRB protocol, CAAE: 31679420.3.0000.5440; Ethics Committee Approval: 4.029.839/2020)

Área

Prêmio melhor pôster de Laparoscopia e doenças relacionadas

Instituições

HCFMRPUSP - São Paulo - Brasil

Autores

CARMEN CAROLINA FURIGO MONTEIRO, Rogerio Serafim Parra, Jose Vitor Cabral Zanardi, Fernando Passador Valerio, Marley Ribeiro Feitosa, Jose Joaquim Ribeiro da Rocha, Omar Féres