IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

Tratamento de Sinéquia Intrauterina Através de Adesiólise Mecânica Seguida da Aplicação de Gel de Barreira

Descriçao do caso

OBJETIVO: O objetivo deste estudo é retratar o caso de uma paciente com quadro de infertilidade associado a sinéquia intrauterina pós curetagem, tratada com ressecção mecânica seguida da aplicação de gel de barreira.
MÉTODOS: Relato de caso uma paciente de 42 anos, nulípara, com suspeita de sinéquia intrauterina identificada em exame de histerossalpingografia. Devido a confirmação em histeroscopia diagnóstica, foi indicada adesiólise com tesoura e pinça de sistema de Bettocchi, seguida da aplicação de gel de barreira profilática para novas aderências.
RESULTADO:: Foi realizada ressecção de aderências em ambiente ambulatorial, sem anestesia. Foram identificadas e ressecadas duas colunas fibrosas, encobertas por endométrio, que ligavam a parede anterior com a parede posterior do útero, sem acometer o fundo uterino. Após a adesiólise mecânica e restauração anatômica da cavidade uterina, foi aplicado 10 ml de gel composto por carboximetilcelulose e óxido de polietileno, com o objetivo de prevenção da formação de novas aderências.
CONCLUSÃO: O caso enfatiza a importância da cirurgia mecânica, sem energia, especialmente nos casos de tratamento de infertilidade, além de ser um relato de caso sobre a eficácia do uso do gel de barreira como forma de evitar recidivas pós adesiólise.

Área

Prêmio melhor vídeo de Histeroscopia

Instituições

Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

THOMAS MOSCOVITZ, Marina Martinelli Sonnenfeld, Waldemar De Almeida Pereira de Carvalho, César Eduardo Fernandes, Marcos Tcherniakovsky