Dados do Trabalho
Título
Perfil do miRNoma de células-tronco mesenquimais derivadas de sangue menstrual: implicações na etiopatogenia da endometriose
Introdução
A relação fundamental entre a teoria de Sampson e a presença de células-tronco mesenquimais no fluxo menstrual (MenSCs), bem como, as mudanças nos processos regulatórios pós-transcricionais (miRNAs) como atores na etiopatogenia da endometriose, são pouco compreendidas. Nosso grupo identificou uma desregulação na via canônica de biossíntese de microRNAs em MenSCs de endometriose, reforçando a hipótese de que os microRNAs desempenham um papel crucial na etiopatogenia da doença (CRESSONI et al., 2023)
Objetivos
Assim, pela primeira vez, o perfil global de miRNAs de MenSCs foi comparado entre mulheres com e sem endometriose, destacando vias gênicas reguladas por esses microRNAs que possam atuar na etiopatogenia da doença.
Métodos
Um estudo caso-controle foi realizado com MenSCs de mulheres com (n=10) e sem endometriose (n=10). As MenSCs foram isoladas in vitro a partir de sangue menstrual de mulheres com diagnostico por LPS de endometriose (III/IV), sem uso de terapia hormonal. Após o sequenciamento global de microRNAs, utilizou-se o pipeline nf-core/smrnaseq e DESeq2 R para análise in silico da expressão diferencial de microRNAs (DEmiRs). Análises de enriquecimento funcional de genes e vias reguladas pelos DEmiRs foram conduzidas com multiMiR, Cytoscape e WebGestalt.
Resultados
Identificamos nove DEmiRs (hsa-miR-1271-5p, hsa-miR-125b-2-3p, hsa-miR-181a-2-3p, hsa-miR-185-5p, hsa-miR-182-5p, hsa-miR-337-3p, hsa-miR-1304-3p, hsa-let-7c-5p, hsa-miR-337-5p) que, através de análises in sílico, são preditos como reguladores de mecanismos moleculares alterados na endometriose. Em particular, os genes LCOR, PLS3, INO80D e TNRC6B são alvos de regulação por sete desses miRNAs, implicados em diversas vias celulares como: silenciamento pós-transcricional por pequenos RNAs, regulação da expressão de PTEN, modulação da atividade de MECP2 e de receptores NMDA, que, uma vez desreguladas, podem atuar na etiopatogenia da endometriose.
Conclusões
Identificamos nove miRNAs potencialmente alterados em MenSCs de mulheres com endometriose, relacionados à manutenção, proliferação e diferenciação de células programadas geneticamente ou pela promoção de um microambiente inflamatório propício à formação de lesões.
Referências Bibliográficas
Cressoni ACL, Penariol LBC, Padovan CC, Orellana MD, Rosa-E-Silva JC, Poli-Neto OB, Ferriani RA, de Paz CCP, Meola J. Downregulation of DROSHA: Could It Affect miRNA Biogenesis in Endometriotic Menstrual Blood Mesenchymal Stem Cells? Int J Mol Sci. 2023 Mar 22;24(6):5963. doi: 10.3390/ijms24065963.
Área
Prêmio melhor pôster de Laparoscopia e doenças relacionadas
Instituições
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São PAulo - São Paulo - Brasil
Autores
JULIANA MEOLA, Ana Clara Lagazzi Cressoni, Fabiana de Oliveira Buono, Willian Abraham da Silveira, Letícia Lorenzi, Nicole Siqueira de Arruda, Rui Alberto Ferriani, Omero Benedito Poli-Neto, Júlio César Rosa-e-Silva